Como escrever uma monografia
Trata-se de um trabalho individual, com um único tema, em que se pode estabelecer uma inter-relação com outros temas ou abordar seus diversos aspectos. Deve, necessariamente, estar ligado às linhas de pesquisa do curso. Não há exigência de originalidade na escolha do problema de pesquisa, mas de um novo enfoque sobre o assunto escolhido. De acordo com Hübner (1998), são requisitos básicos de uma Monografia: “precisão, clareza e encadeamento lógico no tratamento de tema de relevância social e científica”.
Os trabalhos deverão atender ao rigor científico descrito neste manual, seguindo as normas da ABNT, sob orientação de um professor-orientador escolhido por área de pesquisa, de tal forma que, após sua conclusão, seja possível: 1) extrair um artigo para publicação em revistas especializadas ou livros; 2) apresentar a pesquisa em congressos; 3) submeter o trabalho a concursos de Monografia.
O trabalho de Monografia fundamenta-se no conteúdo programático do. Sua instrumentalização e formalização são apresentadas nas disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Técnicas de Pesquisa. Sua execução é distribuída em 3 etapas: Monografia I, II e III, que são oferecidas nos 3 (três) últimos semestres do Curso.
1.1 A Associação Brasileira de Normas Técnicas e os Trabalhos Acadêmicos
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 14724 de agosto de 2002, estabelece padrões a serem seguidos nos seguintes trabalhos acadêmicos: dissertação, tese e trabalhos de conclusão de curso/trabalho de graduação interdisciplinar, entendidos como:
3.8 dissertação: documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou