Como Escrever Um Artigo Cient Fico
1. ARTIGO CIENTÍFICO
O artigo científico é um texto destinado à publicação que é muito elaborado por alunos de graduação e, mais especialmente, de pós-graduação. A ABNT define artigo científico como “parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (NBR 60022, 2003, p. 2) Trata-se de uma produção mais profunda do que um ensaio e menos abrangente do que uma monografia, mas que exige uma boa capacidade de síntese dos pesquisadores. Normalmente, é publicado em revistas ou periódicos especializados, com normas editorias própria, às quais deve o autor se submeter. Possibilita ao leitor uma rápida tomada sobre o assunto, abordando o resultado de uma pesquisa teórica ou de campo.
1.1 Tipos de artigos Há dois tipos de artigo científico:
. Artigo original – o autor (pesquisador) pretende responder a uma pergunta (problema). Para isso, ele parte da pesquisa bibliográficas para a de campo, a fim de elaborar uma publicação que apresente temas ou abordagens originais.
. Artigo de revisão – é uma produção que resume, analisa e discute informações já publicadas. O autor delimita um assunto amplo e procura dialogar com alguns autores tidos como referências teóricas. Nesse diálogo, a voz do pesquisador aparece apresentando, confirmando, refutando, sintetizando o que os outros disseram.
1.2 A estrutura do artigo
Os elementos estruturais do artigo são:
Parte pré-textual:
a) no alto da página, escreve-se o título do artigo;
b) alinhado à direita, registra(m)-se o(s) do(s) autor(es)com respectivas credenciais em nota de rodapé, indicando formação, instituição à qual está vinculado e endereço eletrônico, usando fonte 10, entrelinha 1 e alinhamento do texto à 1ª linha