Como escolher um terno
(o resto só olham cumprimento da manga e da calça + bainha). Vendedor é vendedor, ele não é alfaiate nem estilista. Ele vende pra centenas de pessoas e precisa padronizar, é uma fórmula que encaixa com todo mundo: X + Y = profit.
O ombro não pode sobrar a ponto de dobrar, e nem pode ser tão pequeno a ponto de marcar/puxar. Existe um truque fácil: bota o paletó e estique os braços pra baixo e, reto, vá se encostando na parede. Se a parte do ombro tocou antes, tá muito grande. Se o braço tocou antes, tá muito curto.
Just right:
Ou seja, se sobrar muito tecido ali onde fica a tua
"asa", o corte do terno é ruim. E é quase impossível um alfaiate ajeitar.
No peitoral, o terno tem que conseguir fechar sem arcar as lapelas, mas também SEM sobrar tecido.
Tem que valorizar o peitoral, isso aqui é tudo.
Valorizar ao máximo o V-shape do homem - isso diferencia muito daquele cara que parece usar uma caixa quadrada.
Armholes: aqui os ternos mais modernos vão ter vantagem. O buraco onde começa a manga da jaqueta é mais próximo ao corpo. Assim, quando tu levantas ou mexe os braços, o terno não mexe junto:
Armholes muito baixos: ruim.
Na cintura, ACINTURE ao máximo. Não cai no papo do vendedor (os vendedores são orientados a NÃO mexer mais que o mínimo estabelecido pelas lojas pra não correr riscos), ele vai dizer que tem que tá folgado, se não tu não vai conseguir sentar, que tem que ter espaço pra um sweater, etc. Eu moro em Porto
Alegre e não uso sweater embaixo de terno quase nunca (e cabe, mesmo num terno ajustado, um sweater fino, não vai usar um blusão de lã). E quando se senta se desabotoa o paletó. Acinture. Eu tenho muito pouca cintura, mando o cara delinear como vai minha curva do corpo, fica ajustado e cai muito melhor. O