Como entrar no mercado de trabalho
O ensino brasileiro não vem oferecendo a formação e a qualificação necessária aos jovens, que são considerados inexperientes e despreparados para entrar no Mercado de Trabalho, resultado de uma educação de má qualidade oferecida no País, infelizmente.
Quando a economia brasileira reaqueceu, as empresas e o governo se preocuparam com as novas tecnologias e os equipamentos, se esquecendo que as máquinas necessitam de mão de obra para a sua operação. Assim, atualmente, há muitas vagas e falta de candidatos qualificados no mercado de TI.
Ter um bom currículo com formação adequada e experiência ainda é um forte requisito para se garantir uma vaga de emprego. Contudo, atualmente, é bastante importante ter uma boa rede de contatos a fim de que a vaga seja encontrada e adquirida com a indicação de um amigo ou conhecido. Essa rede, conhecida como network, é fundamental, já que nesse mercado há mais vagas do que procura. Diante dessa realidade, mesmo se tendo uma formação adequada, sem uma indicação fica difícil conseguir um bom emprego.
Entretanto, nem só uma boa formação educacional é garantia de aquisição de vaga, é preciso ter um perfil profissional que garanta para a empresa um algo a mais. Esse perfil de candidato deve ser de liderança, de garantia de rentabilidade e de maiores resultados para a empresa. Qualificação adequada é importante, dependendo da vaga que se pretende conquistar. Também não resolve ter qualificação para uma área e buscar um emprego em outra. A empresa busca a qualificação adequada ao cargo que será preenchido. Dominar a língua inglesa também é primordial na área de TI. Esse conhecimento aumenta as chances da conquista da vaga.
Os concursos públicos também são ótimas oportunidades de emprego. Alguns exigem formação específica. São indicados para pessoas que buscam estabilidade profissional. Empregos temporários também são