Como elaborar um Resumo e uma Resenha
O que é difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco. A concisão e a brevidade, virtudes gregas, são meio caminho para a perfeição. Júlio Dantas
Resumo – condensação fiel das ideias ou dos fatos contidos num texto. O resumo não pode acrescentar ideias novas, pois se trata de uma síntese, uma compactação, diferentemente de uma crítica, de uma resenha ou de um comentário que permitem ampliação e discussão.
O resumo deve exprimir, de forma objetiva, os elementos essenciais do texto, sem perder de vista 3 elementos: 1) as partes essenciais do texto; 2) a progressão em que elas aparecem no texto; 3) a correlação entre cada uma das partes.
Para a produção de um resumo, cinco passos deverão ser seguidos:
1º. Leitura do texto, sem interrupções (primeiro contato). Nada deve ser anotado ou sublinhado, a fim de que não se perca a ideia mais geral, tentando responder a pergunta: de que trata o texto?
2º. Resolver os problemas de vocabulário (consultando o dicionário, se necessário), e captar o sentido de frases mais complexas (longas, com inversões, com elementos ocultos).
3º. Análise do texto, sublinhando as partes mais importantes.
4º. Elaboração do esquema, tentando fazer uma segmentação do texto em blocos de ideias que tenham alguma unidade de significação. Para a elaboração desse esquema, baseie-se nas palavras ou nas frases sublinhadas, buscando captar aquilo que você sublinhou como essencial no parágrafo.
5º. Escrita do resumo, com suas próprias palavras, observando a presença de uma ideia central, a relação lógica entre as partes, utilizando frases curtas, claras, precisas e com correção gramatical. É interessante que seja feita uma primeira redação até se chegar ao texto (resumo) definitivo.
O que pode ser eliminado ou reformulado para a produção do resumo:
- sinônimos, explicações e exemplos
- justificativas de uma afirmação
- reformulação de informações, utilizando termos mais genéricos.
Resenha
A resenha é um gênero textual