Como elaborar um pre-projeto
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS
Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes
Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual se registram diversos elementos envolvidos no processo de pesquisa que se quer realizar e que é elaborado tendo em vista a avaliação de terceiros. É um planejamento das diversas etapas a serem seguidas e da definição da metodologia a ser empregada ao longo da pesquisa e, por isso, deve sempre ser redigido com o verbo no futuro. Não há uma norma rígida para a formatação e estruturação de um projeto de pesquisa. Há, contudo, algumas definições que devem ser observadas, bem como alguns conteúdos imprescindíveis. Um projeto de pesquisa deve conter elementos pré-textuais, formado por capa e sumário; elementos textuais, compostos de título do projeto, tema, resumo, introdução, objetivos, justificativa, revisão teórica e materiais e métodos; e elementos pós-textuais, do qual fazem parte cronograma e referências bibliográficas.
1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 1.1 Capa A capa é a parte que protege o lado externo do trabalho e traz informações necessárias quanto à sua identificação: 1. Nome da instituição e curso; 2. Projeto de Pesquisa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais; 3. Titulo e subtítulo (se houver); 4. Nome do autor; 5. Local e ano.
1.1.2 Folha de Rosto Traz a identificação do tipo de trabalho realizado, do aluno e do orientador. Na folha de rosto, também, se repetem alguns elementos da capa com a mesma grafia, tais como: 1.1.3 Sumário Relaciona as principais divisões e seções do texto, na mesma ordem em que nele se sucedem, indicando ainda as respectivas páginas iniciais. Deve ser localizado imediatamente após a capa e a folha de rosto. Digita-se a palavra sumário em corpo 12, em negrito, maiúscula e centralizada. As palavras que formam os itens do sumário são compostas em corpo 12, sem negrito. O espaçamento entre o termo sumário e os itens