Como elaborar projeto
Curso: Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária
Disciplina: Tópicos Especiais I
Professor: Marcos Alves de Magalhães
9º Período de Engenharia Ambiental e Sanitária
COMO INDICAR BIBLIOGRAFIA PELA ABNT (por José Dionísio Ladeira)
1. ALENCAR, José de. Iracema; lenda do Ceará. 20. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1968.
A listagem é em ordem alfabética, numerada, quer de obras referenciadas no pé da página, quer de obras consultadas na confecção do trabalho. Na autoria, colocam-se o sobrenome em caixa alta (letra maiúscula) e o(s) pré-nome(s) apenas com a inicial maiúscula e as demais em caixa baixa (letra minúscula). O título da obra é sublinhado ou em itálico. Havendo subtítulo, este é separado por ponto-e-vírgula e escrito sem destaque. A seguir, se houver, coloca-se a edição, (sem o ª ou nd etc.). A imprenta consta de localidade (separada por dois-pontos), editora e ano.
2. AMORA, Antônio Soares, dir. Presença da literatura portuguesa. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 5 v., 1967 - 1971.
Antônio Soares Amora não é o propriamente o autor; ele apenas dirigiu a coleção de cinco volumes, publicada entre 1967 e 1971. Como se vê, apenas a primeira letra do título é maiúscula (agora, se se faz referência à obra num texto, todas as iniciais são maiúsculas): “Os autores mesmo de Presença da Literatura Portuguesa foram, na época, orientandos do Professor Antônio Soares Amora...”
3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, Rio de Janeiro. Normalização da documentação no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: IBBD, 1964.
Não há indicação de autor(es); é publicação de entidade coletiva, donde caixa alta.
4. ASTI VERA, Armando. Metodologia da pesquisa científica [Metodología de la investigación] Trad. Maria Helena Guedes Crespo e Beatriz Marques Magalhães. 4. ed. Porto Alegre: Globo, 1978.
Em autores espanhóis, destacam-se (normalmente há) dois sobrenomes: o primeiro é relativo ao pai; o segundo, à mãe. Como o