Como divulgar uma academia
ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE E CAMINHADA ORIENTADA,
COMO TRATAMENTO ALTERNATIVO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL, EM IDOSOS NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA – MS/BRASIL.
Aquidauana– MS
2011
FREDERIQUE LEITE PENTEADO
ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE E CAMINHADA ORIENTADA,
COMO TRATAMENTO ALTERNATIVO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL, EM IDOSOS NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA – MS/BRASIL.
Aquidauana– MS
2011
1. INTRODUÇÃO
A hipertensão arterial acomete de 11 a 20% da população adulta, em pessoas com idade superior a 20 anos, aproximadamente 85% dos pacientes com acidente vascular encefálico (AVE) e 40% das vítimas de infarto do miocárdio apresentam hipertensão associada a tais patologias. No Brasil, em 2003, 27,4% dos óbitos ocorreram por complicações de doenças cardiovasculares, sendo a principal causa de morte no país, o acidente vascular cerebral (BRASÍLIA, 2002; SBC, 2006).
Com o aumento da população idosa, decorrente da elevação da expectativa de vida, é de extrema importância o tratamento adequado, pois, apenas 27% dos idosos acima de 60 anos possuem um controle pressórico adequado, o objetivo do tratamento da hipertensão arterial no idoso, é manter a pressão arterial em níveis menores que 140/90 mm /Hg. Portadores de Diabetes mellitus ou insuficiência renal, devem possuir níveis pressóricos inferiores a 130/80 mm/Hg, a fim de evitar complicações cardiovasculares (MINAS GERAIS, 2006).
A hipertensão é uma doença altamente prevalente na população idosa, acometendo cerca de 50% a 70% das pessoas nessa faixa etária. É um fator determinante de morbidade e mortalidade, mas, quando controlada adequadamente, reduz significativamente as limitações funcionais e a incapacidade nos idosos. Embora seja comum a hipertensão no idoso, não deve ser considerada uma conseqüência normal do processo de envelhecimento (BRASIL, 2006).
Em decorrência da prevalência do