Como criar uma radio
Os empreendedores de uma rádio devem possuir disponibilidade e dedicação para levantar todos os aspectos técnicos que incluem recursos como aparelhagem, equipamentos e até mão de obra técnica.
Outro aspecto também igualmente importante é quanto a potência da Radiofusora que dependerá de aspectos tecnológicos, tudo isso deverá ser analisado pelos montadores da rádio.
Tipos de rádio que podem ser montadas
Você deve definir antes de partir para montar uma estrutura básica qual o tipo de rádio que será aberta: se comunitária, comercial ou voltada à educação, pois as exigências jurídicas são muito rigorosas quanto a esse aspecto da característica. Para quem não sabe, uma rádio comunitária tem o objetivo maior de atender a comunidade e fazer uma programação completamente montada para ela, a fim de trazer diversos benefícios para os que moram ali. Censura e valorização da cultura local são pontos muito valorizados nesse tipo de rádio.
Já uma rádio voltada para a educação, deve ter programas só para esse fim e ainda contar com parcerias para sua atuação. Essas ligações podem ser feitas com o Governo Municipal, empresas ou organizações da sociedade civil. Há ainda rádios musicais, apenas informativas em sistema de notícias, rádios populares com músicas das paradas de sucesso e rádio web, que tem como mudança apenas o veículo o qual ela será transmitida.
É o modelo de rádio que você escolher que vai definir qual o seu público-alvo e quem irá lhe ouvir. Ela pode ser local, nacional ou se for comunitária apenas em seu bairro. O público-alvo é importante para saber por questão de lucros, no caso com anunciantes, perfil dos profissionais envolvidos na programação, grade de programas, entre outros.
Localização de uma rádio
A rádio não poderá se situar em casa, pois o acesso de pessoas costuma ser intenso em umarádio e o Alvará de funcionamento, mesmo sendo temporário pela lei, não permite que nenhum empreendimento funcione em casa quando o