COMO AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DA REGIÃO DA LEOPOLDINA GERENCIAM O APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
Gladys de Souza Pintasilgo 08201530 – gladysrj21@yahoo.com.br
Igor da Silva Rocha 08203929 – iirocha@yahoo.com.br
Jonatas William Nascimento 08203053 – william.n@globo.com
Marcelle Cristiny Sales Lago 09101410 – m.cristiny@yahoo.com.br
Pedro Henrique de Oliveira 08201398 – pedroholiveira@gmail.com.br
Carlos Alexandre Duarte Corrêa, M. Sc.
RESUMO: Este artigo tem como objetivo identificar e caracterizar a importância do aperfeiçoamento profissional nas empresas. Para a obtenção dos resultados foram utilizados dois tipos de pesquisas: pesquisa bibliográfica para melhor aprofundamento e entendimento do assunto e pesquisa de campo nas empresas da região da Leopoldina. Os resultados obtidos identificam a importância do aperfeiçoamento profissional para obtenção dos resultados esperados pelas empresas, através de treinamentos para aperfeiçoamento das habilidades dos funcionários no desempenho de suas tarefas.
Palavras chave: treinamento, aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
Devido à velocidade das mudanças, na globalização e no desenvolvimento tecnológico, o ambiente de trabalho sofre constantes transformações, de forma que não há mais dúvidas que conhecimento e formação são importantes para a organização, deixando de ser apenas uma etapa da vida e tornando-se constante ao longo da carreira. Muitos indivíduos, por sua vez, buscam ter o conhecimento suficiente para garantir o seu emprego, que os satisfaçam financeiramente.
Este artigo busca identificar como é gerenciado o aperfeiçoamento profissional nas pequenas e médias empresas da região da Leopoldina, formada por 17 bairros, dentre os principais: Penha, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Manguinhos e Inhaúma.
O objetivo desse artigo é identificar o grau de percepção, pelas empresas, da importância do investimento na capacitação e no desenvolvimento das habilidades de seus