Como 2+2 não são quatro
1º pense que o número 3,999... é uma dízima que pretendemos achar a fração que a gerou. Vamos chamar esse valor de x.
x = 3,999...
2º Um regra prática para se achar uma fração que gera uma dízima periódica é saber se há período ou não. O período é o valor que se repete, ou seja, 6. Vamos então tirar um período para fora das casas decimais:
10x = 39,999... --- para fazer isso, multiplicamos por 10
3º Agora subtrai-se o x de 10x:
10x = 39,999...
- x = 3,999...
9x = 36 x = 4
Por aqui prova-se que 4 = 3,999...
Texto descritivo[editar | editar código-fonte]
Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto refere. Nessa espécie textual as coisas acontecem ao mesmo tempo.
Texto dissertativo[editar | editar código-fonte]
A dissertação é um texto que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse tipo textual requer reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância.
O texto dissertativo é temático, pois trata de análises e interpretações; o tempo explorado é o presente no seu valor atemporal; é constituído por uma introdução onde o assunto a ser discutido é apresentado, seguido por uma argumentação que caracteriza o ponto de vista do autor sobre o assunto em evidência e, por último, sua conclusão.
Nesse tipo de texto a expressão das ideias, valores, crenças são claras, evidentes, pois é um tipo de texto que propõe a reflexão, o debate de ideias. A linguagem explorada é a denotativa, embora o uso da conotação possa marcar um estilo