comissão da verdade
Por quê
O que é
O que temos de fazer
SUMÁRIO
Introdução
4
A Comissão da Verdade
6
Por que uma Comissão da Verdade?
7
Objetivos da Comissão da Verdade
8
Parâmetros gerais da Comissão da Verdade
© Todos os direitos reservados
Lutar contra toda forma de discriminação, violência e impunidade e entender que somente conhecendo o passado compreenderemos o presente e construiremos o futuro.
Verdade, Justiça e Paz
13
As Comissões da Verdade no mundo
15
Projeto de Lei que cria a Comissão da Verdade
17
O papel da Sociedade Civil
Cartilha preparada pelo
Núcleo de Preservação da Memória Política – São Paulo
10
19
Conclusão
21
Bibliografia
23
ANEXOS
1. Texto do Projeto de Lei 7376
24
2. Exemplo de petição pública em prol da Comissão da Verdade
28
3. Para saber mais
35
INTRODUÇÃO
A partir do ano de 2007, iniciou-se um debate no Brasil sobre o tema da “Justiça de Transição”, e esse tema passou a ocupar lugar central na agenda política, tendo sido objeto de várias discussões e até mesmo de divergências entre alguns ministérios. De modo geral, a Justiça de Transição (JT), como o próprio nome diz, ocorre no contexto da transição entre um regime autoritário e um regime que lhe sucede, este com princípios e valores democráticos.
Entre as normas fundamentais e medidas legais que se incentivam na concretização da Justiça de Transição estão as que devem contribuir para o esclarecimento da verdade sobre as violações praticadas durante períodos políticos conflitivos e conturbados. Ao mesmo tempo, outros fundamentos da JT devem ajudar na construção de parâmetros para as reparações individuais e coletivas, na reforma das instituições que cuidam da justiça e da segurança pública e, finalmente, devem incentivar políticas públicas de educação para a memória, com o objetivo fundamental de conscientizar a denominada “Cultura do Nunca Mais”.
6
Com