Comex - Análise ISI/Abertura Comercial Brasileira/Brasil pós liberação comercial exterior.
CURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Introdução ao Comércio Exterior
Semestre A/2013
Curso: Comércio Exterior
Lajeado, A/2013 Thiago Sebben Henrique Tramontina
Questão 1: Discuta o que você entende por modelo ISI (Industrialização por Substituição de Importações), e como o mesmo auxiliou e/ou auxilia o desenvolvimento do Brasil.
Industrialização por Substituição de importações significa aumentar . Ao longo da história, este fato foi ocorrendo e estas decisões tomadas pelos governos por questões políticas e econômicas.
A maneira de barrar a importação é aumentando as taxas e tarifas que o governo recolhe. Assim, passa a acontecer o que se chama de protecionismo alfandegário. O argumento para isto é que o desenvolvimento das economias que passam pela a suar da política de substituição de importações permite a acumulação de capitais internos que podem gerar um processo de desenvolvimento auto-sustentável.
A substituição das importações se refere a um modelo de planejamento capitalista. Em cada país que o utiliza, o modelo apresenta particularidades internas, referentes aos (não muito) diferentes contextos político-sociais. Em suma: Produzir aqui, o que se importava anteriormente. Para países como o Brasil, que após a crise de 1929, a política de substituição de importações foi implementada com o objetivo de desenvolve a manofatura e resolver os problemas de dependência de capitais externos, a industrialização por substituição de importações é grande chance para evoluírem tecnológica e socialmente, pois seus políticos apostavam que o Estado poderia investir em obras de infra-estrutura.
Aproveitando para explorar uma grande quantidade de mão-de-obra barata e desqualifica. O Brasil , rico em recursos naturais e grande territótio, avançou