Comercio Internacional
O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade (ver rota da seda), mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.
O comércio internacional é uma disciplina da teoria econômica, que, juntamente com o estudo do sistema financeiro internacional, forma a disciplina da economia internacional.
Índice
1 Teoria do comércio internacional
1.1 Modelo ricardiano
1.2 Modelo de Heckscher-Ohlin
1.3 Fatores específicos
1.4 Modelo de gravitação
2 Regulamentação do comércio internacional
3 Riscos do comércio internacional
3.1 Riscos econômicos
3.2 Riscos políticos
4 Exportação
5 Importação
6 Impactos socioeconômicos
7 Estudos econômicos
8 Lista de organismos governamentais por país
9 Sítios da internet difundindo os estudos de vários organismos
10 Comércio exterior do Brasil
11 Ver também
12 Referências gerais
12.1 Referências pontuais
13 Ligações externas
Teoria do comércio internacional
Vários modelos diferentes foram propostos para prever os padrões de comércio e analisar os efeitos das políticas de comércio, como as tarifas.
Modelo ricardiano
O modelo ricardiano foca nas vantagens comparativas (ou vantagens relativas) e é talvez o mais importante conceito de teoria de comércio internacional. Neste modelo, os países se especializam em bens ou serviços que produzem relativamente melhor. Diferentemente de outros modelos, o ricardiano prevê que países irão se especializar em poucos produtos em vez de produzir um grande número de