comercio exterior
O que determina:
1 – preço de mercado nacional x mercado internacional
1. – determinação de preço
Os principais fatores que afetam os seus resultados estão relacionados à volatilidade dos preços da commodity café, tanto no mercado nacional quanto no internacional, e à variação cambial oriunda da paridade entre as moedas real e dólar O café tem a formação dos preços internacionais como referência principal em Nova York na NYBOT (New York Board of Trade), negociados em dólares americanos.
No Brasil existe um mercado com bom volume de negociação de futuros na BM&F – Bovespa , onde os valores também são expressos em dólares americanos.
2. – competitividades potenciais
O que determina esses competidores potencia é a qualidade do café, O descaso com a qualidade do café brasileiro, no passado recente, abriu espaço para que outros países se especializassem na produção de determinados tipos de café. A Colômbia e o México, por exemplo, desenvolveram a produção de cafés do tipo arábica suave. Em nível internacional, a Colômbia é o primeiro produtor desse tipo de café no mundo (ANUÁRIO BRASILEIRO DO CAFÉ, 2001). Para esse país, diferentemente do Brasil, o mais importante era posicionar o seu café no mundo, com as características de um produto com alto padrão de qualidade. A finalidade era maximizar a receita recebida em dólares e não o volume exportado do produto.
3. – custo de produção
Atualmente, vários fatores afetam a oferta do produto no mercado cafeeiro o preço da matéria-prima em alta economia mundial desacelerando as industrias, alguns mercados internacionais em crise financeira, sendo obrigadas a reajustar a tabela de preços., o mercado nacional é afetado mais não tanto quanto o mercado internacional isso o faz crescer em escala de produção chegando perto de grandes potencias.
2 - esquemas de financiamento a exportação
Escolher melhor a época de venda do café, visando administrar os riscos de preços
(defendendo-se