Comercio exterior
Hoje a economia é mais complexa e diversificada, apresentando exportações de produtos industrializados e processados (semimanufaturados), calçados, suco de laranja, tecidos, combustíveis, bebidas, alimentos industrializados, caldeiras, armamentos, produtos químicos, veículos de todo tamanho e suas respectivas peças de reposição e aviões.
Produtos industrializados e semimanufaturados, no ano de 1960, correspondiam à apenas 5% do total das exportações do país, em 2005 esse tipo de produção já representava 60% de todo comércio exterior do Brasil, que indica e evidencia os avanços econômicos provocados pela modernização do setor industrial.
Nos anos 1990, a economia brasileira, iniciou um processo de abertura comercial, reduzindo barreiras tarifárias aumentando assim o nível de importações. As maiores reduções ocorreram no setor de veículos automotores, açúcar, indústria farmacêutica e perfumaria, produtos químicos diversos, indústria de borracha e abate de animais.
O percentual sofre variações de acordo com o rendimento do ano, que pode ser de 55% a 65%, por exemplo, no ano que ocorre aumento na venda de aviões esses dados são elevados. Em contrapartida quando há aumento na produção e exportação agrícola, como no caso da soja, ocorre um crescimento no percentual de produtos primários.
Outra evidência da mudança econômica e industrial brasileira é os tipos de exportação, no