Comercio Exterior
Exportação
A exportação é basicamente a saída da mercadoria do território aduaneiro, decorrente de um contrato de compra e venda internacional, que pode ou não resultar na entrada de divisas.
A empresa que exporta adquire vantagens em relação aos concorrentes internos, pois diversifica mercados, aproveita melhor sua capacidade instalada, aprimora a qualidade do produto vendido, incorpora tecnologia, aumenta sua rentabilidade e reduz custos operacionais.
O termo exportação tem origem no vocábulo latim exportatĭo e menciona a acção e o efeito de exportar (vender mercadorias para outro país). A exportação também é o conjunto das mercadorias ou dos géneros que se exportam. Por exemplo: “A exportação chinesa registou um aumento de 152% na última década”.
Portanto, que uma exportação é um bem ou serviço que é enviado para outra parte do mundo com fins comerciais. O envio pode realizar-se por diversos modos de transporte, seja terrestre, marítimo ou aéreo.
As exportações fazem sempre referência ao tráfego legítimo de mercadorias e serviços. Por isso, as condições são regidas pelas legislações do país emissor (o exportador) e do país receptor (o importador). É habitual as nações incluírem uma série de obstáculos e condicionantes à importação para que não se prejudiquem os produtores locais. Estas medidas, com efeito, afectam os países exportadores.
2)Conceitue Importação e identifique sua importância no Comércio exterior brasileiro
R: O que é importação?
Realizar uma importação é o ato de comprar um produto estrangeiro, você compra algo que não se encontra em seu país. E qual a importância de realizar uma importação? Produtos importados são muitas vezes mais barato que produtos Nacionais e se encontra produtos fora que geralmente você não encontra em seu País. Também é importante salientar o contrario a exportação, que é o ato de vender um produto Nacional para outros