Comercio exterior
Nossa empresa exporta chilênis (chinelos que viram tênis). O produto Consiste em um chinelo que vira tênis. É feito com sola de borracha de pneus reciclados, possui palmilhas anatômicas e é estrutura em couro. Os Cadarços são de algodão,fechos e presilhas em aço.Todos os produtos são nacionais.
Cada Chilênis custará R$35,00.
Resolvemos exportar nosso produto para a Alemanha. Para tanto,procedemos da seguinte forma:
Fizemos um financiamento pelo PROEX-Programa financeiro executado pelo Banco do Brasil que concede crédito as pequenas empresas no valor de R$750.000,00.
Após o contato e negociação com o importador, uma rede de lojas de calçados em Berlim, partimos para o preenchimento da fatura Proforma (documento que concretiza a negociação entre exportador e importador). Neste documento constam os três itens mais importantes:
• Descrição do produto: Já citada no início.
• Condição de venda: Venderemos mediante frete CIF, ou seja, pagaremos o frete sem assumir os riscos de perdas ou danos as mercadorias ou custos adicionais, no caso danos ocorridos no embarque/desembarque.
• Modalidade de pagamento: Exportaremos mediante pagamento via cobrança documentária. Emitiremos os documentos de embarque a um banco, após embarcar a mercadoria, e este enviará para outro banco na praça do importador. Este por sua vez apresentará os documentos para pagamento ,que pode ser à vista ou a prazo,e só depois poderá liberar a mercadoria.
Toda a transação será feita através do documento Conhecimento de Embarque e os produtos serão transportados em containeres, via transporte marítimo.
Através da habilitação e cadastramento no Siscomex- Sistema de comércio Exterior, faremos o registro de exportação-RE, que tem prazo de 60 dias a partir da sua efetivação.
Durante este prazo será solicitado a Secretaria de Receita Federal os despachos necessários a exportação. Este despacho é feito mediante uma documentação, chamada