comercio exterior
DE
COMERCIO EXTERIOR
COMMODITIES
No idioma inglês, commodities significa mercadoria, sendo um termo de referência de produtos de base em estado bruto, considerado “matéria-prima”. Além do nível de matéria-prima, é aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização. Uma commodity é um recurso natural que pode ser processado e vendido. As commodities rastreadas nos mercados financeiros incluem produtos agrícolas, metais, energias e minerais, entre outros. Pode ser classificado como um bem fungível, ou seja, é equivalente e trocável por outra igual independentemente de quem a produz.
Em geral, as commodities são produzidas em grandes quantidades por vários produtores. São produtos “in natura” provenientes de cultivo ou de extração, podem ser estocados por determinado período sem perda significativa de qualidade. Por serem mercadorias de nível primário, propensas à transformação em etapas de produção, apresentam nível de negociação global.
São suscetíveis a oscilações nas cotações de mercado, em virtude de perdas e ganhos nos fluxos financeiros no mundo. São negociadas no mercado físico, seja para exportação ou no mercado interno, e nos mercados derivativos das Bolsas de Valores e contratos futuros.
Não apresenta diferenciação por não possuírem valor agregado, marca de referência ou serviço que as diferenciem. No Brasil, representam grande riqueza de exportação, e no mercado global atual, exportar commodities não é mais uma ação de país subdesenvolvido, sendo uma atividade presente em