comercio exterior
O sistema Alice foi desenvolvido pelo SECEX (Secretária de comércio exterior), MDIC (Ministério do desenvolvimento indústria e comércio exterior).
É um sistema de análise de informações sobre comércio internacional pela internet. O usuário pode realizar buscas de produtos pela sua nomenclatura, país de destino, origem, blocos econômicos, porto de embarque, zona produtora, via de transporte, ou seja, uma base que agrupa os dados, referente às exportações e importações brasileiras, não são dados provisórios, são oficiais porque quem mantém a Alice web é o MDIC. Todos os produtos que o Brasil comercializa pode se obter informações a respeito, é atualizado mensalmente. Essas consultas podem ser desde mais simples como mais amplas.
O usuário pode verificar quanto um estado exportou em um produto x, informando NCM do mesmo. Um sistema totalmente útil para quem quer exportar e conhecer mais o produto desejado de uma forma mais fácil, conhecendo melhor o mercado a qual quer trabalhar, se o produto é bem exportado, em qual país com qual frequência, quais as exigências, sobre o produto desejado. Verifica até se o produto brasileiro tem uma boa aceitação nos demais países e se tem espaço para ele em outros países. Pode analisar o quanto que o Brasil exporta de: Café, soja, laranja, grãos. Em qual ano essas exportações aceleram mais, quais portos passam, para qual país é exportado. É uma rede totalmente de inteligência a qual torna o sistema brasileiro mais competitivo. Essas informações obtidas online é a forma que encontraram para modernizar as estatísticas de exportação e importações que o país realiza.
Os dados que são obtidos mensalmente são obtidos através do Siscomex. É de acesso gratuito até então. Uma das metas do governo é sempre estar atualizando e modernizando o sistema, para multiplicar os números de usuários. Algumas mudanças no sistema foram : internacionalização do sistema (inglês, espanhol, português), inclusão de diversas consultas por