Coment Rio Cr Tico Teatro Do Oprimido II

263 palavras 2 páginas
Bacharelado em Artes Cênicas, 1º ano.

Comentário Crítico sobre um trecho do livro “Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas”.

O princípio inicial da discussão que Augusto Boal coloca é que todo teatro é essencialmente político, e tem uma função que pode ser usado para o “bem” ou “mal”. A forma de teatro do oprimido é feita por oprimidos para oprimidos, nela todos podem participar. Há uma mistura de atores e espectadores, além de várias formas diferentes de aplicar essa técnica. Assim como há diversas formas de opressões diferentes.
Agora a questão foca no grande filósofo Aristóteles que constrói um sistema fortíssimo de intimidação e catarse do público espectador. A partir disso é necessário entender o conceito de “A arte imita a natureza” que seria mais bem definido como “A arte recria o principio criador das coisas criadas”, porém várias outras ideias são conceituadas, referenciadas e feitas a fim de descobrir seu significado efetivo, principalmente no que diz respeito à tragédia. Depois de várias discussões e agregações chega-se aproximadamente a conclusão de que a tragédia recria as ações do homem, em busca da felicidade (obedecer às leis), que por sua vez consiste em ser virtuoso, cujo bem supremo é a justiça, e sua maior representação é a Constituição.
Essa forma de sistema de intimidação é muito variável, porém seu sentido sempre vai ser a purgação dos elementos vistos como antissociais ou repulsivos. O problema é que essa forma de teatro ainda é feita em grande escala nos dias atuais, servindo como arma de manipulação da classe dominante.

07 de Abril de 2015.

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • O Que E Leitura Maria Helena Martins
    19080 palavras | 77 páginas