Combustiveis
Combustíveis sólidos Combustíveis sólidos são extensivamente usados para motores de combustão externa como os motores a vapor, onde a queima toma lugar sob as caldeiras ou em fornos. Eles incluem combustíveis, como madeira e carvão.
Combustíveis gasosos Combustíveis gasosos são usados, ate certo ponto para motores de combustão externa, onde um grande suprimento de combustível está prontamente disponível. Gás natural e gás liquefeito de petróleo, são os dois tipos mais comuns.
Combustíveis líquidos Os combustíveis líquidos, em muitos aspectos, são os combustíveis ideais para o uso em motores de combustão interna. Os combustíveis líquidos as classificados como voláteis ou não voláteis, os combustíveis não voláteis são os óleos pesados, usados em motores Diesel. Os combustíveis voláteis são o álcool, o benzol, o querosene e a gasolina.
Características e propriedades da gasolina de aviação A gasolina de aviação consiste quase que inteiramente de hidrocarbonos (compondo-se de hidrogênio e carbono). Algumas impurezas na forma de enxofre e água dissolvida estarão presentes. O chumbo tetraetil (TEL) é adicionado à gasolina para melhorar seu desempenho no motor. Os brometos orgânicos e os cloretos são misturados com o TEL, de forma que, durante a combustão, partículas voláteis de chumbo são formadas. O TEL, se adicionado separadamente queimara formando oxido solido de chumbo, que permanece no interior de cilindro.
Volatilidade
Volatilidade é a medida da tendência, de uma substancia liquida em vaporizar-se sob uma dada condição. Se a gasolina vaporizar muito rapidamente, as linhas de combutivel poderão ficar cheias de vapor, e causar um decréscimo de fluxo de combustível.
Calço de vapor A vaporização da gasolina, nas linhas de combustível resulta em um suprimento reduzido de gasolina para o motor, e em casos severos, poderá resultar na