Combate a discriminação e ao preconceito
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
DÉBORA TAVARES
O COMBATE À DISCRIMINAÇÃO E AO PRECONCEITO
NO COTIDIANO ESCOLAR
Manhuaçu
2012
débora tavares
O COMBATE À DISCRIMINAÇÃO E AO PRECONCEITO
NO COTIDIANO ESCOLAR
Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
Manhuaçu
2012
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 2.1 PROJETO “QUEM SOU EU?” 4 2.2 RODAS DE CONVERSA 4 2.3 ATIVIDADES LÚDICAS 5 2.4 PERSONALIDADES NEGRAS 5 2.5 PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA 6 2.6 EVITANDO ESTEREÓTIPOS 6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta a proposta de um Plano de Ação, sugerindo alguns caminhos que possam contribuir para minimizar a discriminação e o preconceito no espaço escolar.
Leva-nos a refletir sobre a diversidade cultural na escola e o modo como, frequentemente, os professores acabam reforçando, em seus alunos, o preconceito e a discriminação, muitas vezes inconscientemente.
Pauta-se na legislação educacional vigente (artigos 5º e 7º da Constituição Federal e Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde encontra-se assegurado que todos os seres humanos são iguais, independente da classe social, cor ou credo), considerando também as leituras e discussões realizadas durante o semestre e outros materiais de pesquisa.
Esperamos que as reflexões e sugestões contidas aqui possam contribuir para o trabalho dos educadores, na construção de uma educação de qualidade para todos, com igualdade e justiça.
.
DESENVOLVIMENTO
PROJETO “QUEM SOU EU?”
De acordo com Silva (2010), no livro estudado no semestre “A ação docente e a diversidade humana”, uma das questões fundamentais de serem trabalhadas no cotidiano escolar, na perspectiva da promoção de uma educação atenta à diversidade cultural e à diferença, diz respeito ao combate à discriminação e ao preconceito,