Erosão
INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS ARIQUEMES
curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio
André luiz da silva baia marcos paulo de oliveira veiga
erosão
Ariquemes/RO
2013
André Luiz da Silva Baia
Marcos Paulo de Oliveira Veiga
EROSÃO
Trabalho apresentado ao Curso Técnico em Agropecuária do IFRO – Instituto Federal de Rondônia, 3° ano B, para a disciplina de Gestão Ambiental.
Profª. Leonardo.
Ariquemes/RO
2013
Introdução
O solo é o recurso mais básico sobre o qual se estabelece uma nação. Uma nação não pode existir como tal sem o solo, com o qual tenha todos os seus laços culturais. Desta maneira, a responsabilidade por sua preservação recai tanto sobre o governo, como representante organizado da sociedade, como sobre todos os indivíduos como cidadãos. Maior ainda é a responsabilidade se este cidadão é usuário deste solo (agricultor). (FERNANDES et al., 2007). Com base nisto este trabalho abordará o processo erosivo (e os seu vetores), um dos principais danos causados ao solo pela ação de fatores naturais e humanos, porém a influencia humana vem causando alterações em escala jamais vista e com isso se tem tornado grandes áreas antes úteis e produtivas em áreas inutilizáveis ou até mesmo desérticas.
Erosão
A erosão é um processo mecânico que age em superfície e profundidade, em certos tipos de solo e sob determinadas condições físicas, naturalmente relevantes, tornando-se críticas pela ação catalisadora do homem. Traduz-se na desagregação, transporte e deposição de partículas do solo, subsolo e rocha em decomposição pelas águas, ventos ou geleiras. (MAGALHÃES, 2001). A depender da causa da erosão, ela pode ser classificada como: erosão Hídrica (causada pela força da água), erosão por Gravidade (movimentação de rochas pela força da gravidade), erosão Eólica (ação dos ventos), erosão glacial (ação