comandos
COMANDOS ELÉTRICOS
1. Introdução
Para o comando, regulação e proteção dos motores elétricos, que constituem os elementos de potência das instalações elétricas industriais, empregam-se diferentes dispositivos tais como: contatores, disjuntores, relés (proteção, auxiliares), sinalizadores, alarmes, etc., interligados por condutores elétricos. Estes dispositivos se conectam eletricamente a uma instalação elétrica em geral destinada a efetuar as operações requeridas em uma ordem determinada.
A representação gráfica destes dispositivos elétricos é realizada a partir de simbologia padronizada que deve ser usada em desenhos técnicos ou diagramas de circuitos de comandos eletromecânicos. Esta simbologia e o seu respectivo significado estão de acordo com as principais normas nacionais e internacionais.
1.1 Principais normas
ABNT
ANSI
DIN
IEC
Associação Brasileira de Normas Técnicas
Atua em todas as áreas técnicas do país. Os textos de normas são adotados pelos órgãos governamentais (federais, estaduais e municipais) e pelas firmas.
Compõem-se de Normas (NB), Terminologia (TB), Simbologia (SB),
Especificações (EB), Método de ensaio e Padronização. (PB).
American National Standards Institute
Instituto de Normas dos Estados Unidos, que publica recomendações e normas em praticamente todas as áreas técnicas. Na área dos dispositivos de comando de baixa tensão tem adotado freqüentemente especificações da UL e da NEMA.
Deutsche Industrie Normen
Associação de Normas Industriais Alemãs. Suas publicações são devidamente coordenadas com as da VDE.
International Electrotechinical Comission
Esta comissão é formada por representantes de todos os países industrializados.
Recomendações da IEC, publicadas por esta Comissão, já são parcialmente adotadas e caminham para uma adoção na íntegra pelos diversos países ou, em outros casos, está se procedendo a uma aproximação ou adaptação das normas