comandos nagios + centreon
A configuração de hosts no FAN acontece pelo Centreon, ao contrário da configuração normal do Nagios que utiliza arquivos de configuração em forma de texto (na realizadade, o que o Centreon faz é criar os arquivos de configuração para o Nagios, sem que o usuário tenha a necessidade de manipula-los manualmente).
Para adicionar um Host a ser monitorado é necessário responder a uma pergunta simples:
Você quer monitorar somente se o host está ativo na rede ou precisa de informações mais detalhadas sobre serviços ou estado de configurações?
Dependendo da resposta, a configuração do monitoramento terá algumas etapas extras.
Adicionando hosts – Caso 1 – Verificando disponibilidade
O caso mais simples de monitoramento que teremos é o de verificação de disponibilidade. A checagem acontece por um simples PING no alvo a ser monitorado. O Nagios envia um comando ping até o host e esse respondendo ao comando, tem seu estado definido como ativo. Esta forma de checagem tem suas vantagens e desvantagens, dependendo de que tipo de host será monitorado. Os casos de hosts que estão fora do local físico do datacenter, como o caso de redes independentes, hosts na internet ou que estão em segmentos distantes serão problemáticos para este tipo de verificação. A definição do tempo correto de retorno do PING evitará que sejam notificados falsos positivos.
A explicação é simples: o PING pode demorar muito tempo para ser respondido. Esta demora pode fazer com que o Nagios considere o host inativo, mesmo que este esteja ativo, mas demorando muito para responder.
É necessário atenção para estas situações e configurar os tempos de resposta de acordo com as situações dos hosts. Em caso de diversos erros notificados sem fundamentos, podemos definir o tempo máximo de resposta para valores elevados.
Abaixo segue o passo a passo para configurar o monitoramento de um host:
Selecione o menu Configuration e logo após o menu Hosts. Clique no botão Add, para adicionar um novo