Comandos CL Linux
Índice
Shell
Iniciando o Bash
Conceitos do Shell
Comandos do Modo Texto
Editores de texto
Conversão Dos para Unix
Impressão
Arquivos Compactados
Conceito de Segundo Plano
Montando e Desmontando Dispositivos
Saindo do Sistema
Neste capítulo estudaremos o Modo Texto do Linux, que é composto basicamente do shell e dos aplicativos que executam sobre ele.
Shell
O que é um shell ?
Um shell é um interpretador de comandos que analisa o texto digitado na linha de comandos e executa esses comandos produzindo algum resultado.
Para que serve um shell?
O shell pode ser considerado como um ponto a partir do qual podemos iniciar todos os comandos do Linux, inclusive o modo gráfico no qual temos trabalhado até agora. Podemos efetuar as mesmas classes de aplicações que executamos até agora no modo gráfico, como, por exemplo, os editores de texto[1], e também modificar as configurações do sistema[2]. Da mesma maneira que temos várias aplicações para editores de texto, cada uma com suas funcionalidades, existem também vários shells, cada um com suas configurações e funcionalidades específicas.[3] A maior parte das diferenças existentes entre os shells mais conhecidos[4] envolve facilidade de operação e tipos de configuração.
Um exemplo é a maneira de voltar o cursor para a esquerda, que se faz no ksh utilizando-se as teclas Ctrl-H, enquanto que no bash essa movimentação é feita utilizando-se a tecla ⇐. A diferença nas teclas é um pequeno exemplo das diferenças entre esses dois shells. Isso não quer dizer que o ksh não possa ser configurado para utilizar outros tipos de teclas para a movimentação. 1
Texto retirado do Site da Conectiva na íntegra, para uso educacional. LINK: http://www.conectiva.com/doc/livros/online/9.0/usuario/ É bem provável que o shell que você está utilizando na sua máquina seja o bash, que é o shell