Comando Numérico Computadorizado
TORNO CNC
APOSTILA
BÁSICA
1 – SISTEMA DE COORDENADAS
Ponto
Abcissa ( X )
Ordenada ( Y )
A
+40
+30
B
-30
+20
C
-20
-30
D
+40
-20
1 - SISTEMA DE COORDENADAS
Na elaboração do programa de usinagem para a máquina CNC o programador utiliza, para o direcionamento dos movimentos do carro ou da mesa, um sistema de coordenadas definido segundo a norma DIN-66217
Regra da Mão Direita Para um sistema tridimensional, são utilizados três eixos perpendiculares (90) entre si, que podem ser designados através dos dedos da mão direita. Polegar : indica o sentido positivo do eixo imaginário, representado pela letra X. Indicador : aponta o sentido positivo do eixo Y. Médio : nos mostra o sentido positivo do eixo Z.
Os eixos que acabamos de ver são chamados de EIXOS PRINCIPAIS.
Nas máquinas ferramentas, o sistema de coordenadas determinado pela regra da mão direita, pode variar de posição em função do tipo de máquina, mas sempre seguirá a regra apresentada, onde os dedos apontam o sentido positivo dos eixos imaginários; e o eixo "Z" será coincidente ou paralelo ao eixo árvore principal.
Para o comando de avanço e penetração nos tornos, bastam apenas dois eixos imaginários. Estes são designados pelas letras X e Z, onde o eixo X relaciona-se com o diâmetro da peça e o eixo Z, coincidente com o eixo árvore, relaciona-se com as dimensões longitudinais da peça (comprimentos). Veja a figura abaixo para esclarecimento do que foi exposto acima.
2- PONTOS ZERO E PONTOS DE REFERÊNCIA
Numa máquina-ferramenta CNC, existem uma série de pontos referenciais. Os pontos referenciais da máquina são determinados pelo fabricante quando da sua fabricação, os quais auxiliarão na operação e programação da mesma.
O comando dos movimentos das ferramentas na usinagem de uma peça são realizados com o auxilio do sistema de coordenadas. A posição exata