Com O Apoio Do Livro Hist Ria Concisa Do Brasil E Do Filme O Povo Brasileiro
Expansão Marítima
Portugal tem as fronteiras mais antigas da Europa. Portugal era um país de navegadores, ou seja, pescadores.
Tanto o texto como o filme fala sobre os diversos nomes que o Brasil recebera na época de sua descoberta.
Os Índios
O filme relata que o Brasil, era povoado por uma humanidade indígena e que os Tupis-guaranis não foram os primeiros índios do Brasil, o mesmo também relata que os índios viveram no Brasil por mais de 10 mil anos.
Já o texto do livro História Concisa do Brasil, mostra uma falta de dados sobre quantos índios existiam no território brasileiro naquela época.
Com base no texto, no filme e na aula, vejo que ambos são semelhantes ao falar sobre a captura de inimigos que eram mortos em meio de uma celebração de um ritual canibalístico, ou seja, cada índio comia uma parte do corpo do inimigo e as vísceras do mesmo eram dadas para as mulheres que a esmagavam e com isso formavam uma espécie de papa dai surgiu o nome mingau.
A homossexualidade para os índios era comum, eles não guardavam segredo enquanto a isso.
A colonização
O filme nos mostra que o nome Brasil não vem do pau-brasil, pois o mesmo era chamado de Ilha Brasil, Já o texto relata que o nome Brasil começou a aparecer em 1503 e que ele está associado a sua principal riqueza o pau-brasil e que o nome Ilha Brasil era uma referência fantasiosa na Europa Medieval.
Raça
Através do filme e da aula dada, vejo que todos nós somos mestiços, pois trazemos conosco traços indígenas e africanos. Os senhores tinham relações sexuais com as escravas daí surgem os mulatos, das relações dos portugueses com as índias nascem os caboclos, etc. É e ai então se forma a nação do nosso Brasil.
África
Tendo como base o