@.Com: a melhor idade conectada ao mundo digital, rompendo barreiras tecnológicas.
Com o surgimento e evolução de tecnologias vinculadas ao espaço para comunicação de massa, algumas obras literárias vão tomando espaço no mundo cibernético. Assim, essas, que, em sua grande maioria, se encontravam apenas no papel, passam a dividir o espaço com as letras numa tela de computador, compartilhadas mundialmente pela Internet, socializando de forma mais rápida e dinâmica os conhecimentos de modo geral, notícias mundiais, e até mesmo as peculiaridades sobre culinária, esporte, moda, auto-ajuda, livros sagrados e outros diversos oferecidos pelo acesso a rede global de informações, a internet.
A interatividade oferecida pela internet tende a ser uma forte aliada no incentivo ao hábito da leitura. Contudo, é preciso haver projetos de inclusão digital bem como um acompanhamento para o uso consciente e qualitativo destas ferramentas de incentivo, para que os usuários tenham acessos aos mais variados informativos disponibilizados on-line.
Mesmo sendo um instrumento para a tomada de consciência, possibilitando, dessa forma, a humanização do sujeito, o ato de ler gerenciado pela escola, muitas vezes, é gerado como uma obrigação, não tendo significado para o leitor. Tal percalço desestimula o hábito de leitura pelo indivíduo, já que desconsidera seu gosto literário e a sua vontade para tanto. Desta forma, é preciso que se crie condições a fim de que a leitura se torne prazerosa e que se tome gosto por essa.
É certo, portanto, que um momento no qual a desvalorização da leitura é tão notória “[...] num país com um grande