com base em dados científicos que demonstrem a natureza do trabalho do serviço social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
EAD
FAMÍLIA E SOCIEDADE
SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
Desafio Profissional
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo a analise e compreensão da ação do assistente social frente às demandas da sociedade contemporânea, e entender as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e conhecer as tradições da sociedade capitalista. Tendo em vista que a família é o berço da sociedade, primeiro espelho de uma pessoa capaz de enraizar a totalidade de sua vida moral, intelectual e espiritual, a família também é responsável pelo cultivo da sociabilidade e das relações de reciprocidade, e quando esse primeiro núcleo se fragiliza por consequências das mudanças ocorridas no decorrer dos séculos, formando uma realidade social que afeta negativamente e precocemente a sociedade como um todo chegando ao ponto de se ter prejudicada a vida do individuo ainda na infância e juventude e “arrastando” as sequelas até a vida adulta.
DESENVOLVIMENTO
Para se estudar as demandas do serviço social precisamos compreender que a organização familiar é inerente ao trabalho do serviço social e não existe sociedade sem família.
Para conceituar família, ela durante vários períodos históricos teve uma estrutura e conceito. Partindo da observação, durante a idade média na Europa, pois se fosse observado em outras eras e culturas, ela se configuraria diferente da nossa analise.
Na idade média as estruturas eram de família burguesa; família aristocrática; família camponesa; e família da classe trabalhadora e ao longo dos séculos ela veio se transformando de uma família onde havia muitas ações públicas e eternização das atividades, pois no núcleo familiar havia empregados e todo um dever do pai que também chefiava um grande número de pessoas: escravos, artesão e domésticos.
Toda essa transformação não aconteceu por acaso, a sociedade capitalista com seu