Coluna De Perfura O
André Costa Ao decorrer da perfuração faz-se necessário a sua utilização com os seguintes objetivos:
Transmitir a rotação da mesa rotativa à broca;
Conduzir e exercer peso sobre a broca;
Conduzir o fluido de perfuração a broca;
Promover uma conexão elástica entre o deck de perfuração (Kelly) e a broca.
Composta Basicamente:
Tubo de Perfuração (Drill Pipes – DP);
Tubo Pesado (Heavy Weight Drill Pipes – HWDP);
Comando (Drill Collars – DC);
Broca.
Nota: Necessita da utilização de acessórios indispensável à sua instalação, o mais importante são os substitutos ou simplesmente sub da coluna e ferramentas de uso bem específicos.
Tubos de Perfuração (Drill Pipes – DP).
São tubos de aço de usinagem sem costura, existente em grande quantidade na plataforma de perfuração. Possuem soldadas nas suas extremidades conexões cônicas conhecidas como tool joint inferior (pin connections - pino) e tool joint superior (box connections - caixa), Com finalidade de uni-las umas as outras e assim aumentar o tamanho da coluna, aprofundando-a no poço. Os tipos de roscas são tabelados pela API - American Petroleum Institute.
Quando não estão em uso são estaleirados, condicionados em áreas conhecidas como estaleiro de tubos. Em caso de pouco espaço da plataforma, o estaleiro de tubos encontra-se na torre de perfuração (Navio Sonda – NS). Fabricado conforme a normalização da American Petroleum Institute (API 5D e especificação 7). O grau do aço pode ser: E75; X95; G105; S135. Características que lhe confere resistência à tensão de escoamento
Seu comprimento pode variar segundo o seu range que poderá ser: Range 1 (6 a 7,5 m); Range 2 (8,5 a 10 m); Range 3 (acima de 12 m).
O peso pode variar entre 100 e 600 Kg;
O diâmetro nominal varia de 2 ⅜” a 6 ⅝”.
Tubo Pesado (Heavy Weight Drill Pipes – HWDP)
Importante por fornecer uma transição segura e rígida entre os tubos de perfuração e os comandos, com objetivo de