colonização do Brasil
No século 14 essa expansão foi interrompida por causa da peste negra e isso foi espalhado e dizimou milhares de pessoas por falta de higiene daquela época.
Com a crise do século 14, Portugal foi em busca de uma nova rota para as índias para fazer suas comercializações , mas no meio do caminho achou novas terras, como o Brasil, com esse descobrimento ate no final do século 15 a Europa já estava estabilizada financeiramente.
Depois do descobrimento do Brasil o único interesse de Portugal era o Pau Brasil.
Depois do descobrimento do Brasil, o rei de Portugal dividiu o Brasil em 15 lotes, doando essas datas para os donatários, ele tinha direito de explorar, governar, colonizar.
Carta de doação: Exemplo de escritura, era que o dono da capitania era dono de uma terra e ele podia dividir sua terra e ainda continuava comandando.
Carta floral: legislação, ele criava direitos e deveres que os donatários tinha que obedecer, uma das leis era a sesmarias, que quem tinha interesse de cultivar, após dois anos a terra era sua.
Governo geral: Tinha uma capital na região norte e uma na sul, 1 era na Bahia e a outra no rio de janeiro.
1 governador geral foi Tomé de Souza 1549-1553.
2 governador foi Duarte da Costa 1553-1558.
3 governador geral foi Mem de Sá 1558-1572.
Companhia de Jesus tinha veio para catequizar os índios .
União ibérica: Numa batalha o rei português sumiu, e com isso iniciou quem ficava no lugar do rei , pois ele não tinha deixado nenhum filho( ele não queria muito fazer filho e sim só fazer guerra), o rei da Espanha começa a governar Portugal. O Brasil foi invadido pela Holanda , que era inimiga da Espanha , e só em 1640 os portugueses conseguiram tirar eles do Brasil e a união ibérica acabou.
Depois do pau-brasil, os portugueses trouxeram a cana de açúcar e começou a plantar no nordeste, quase toda