colisão Bidimensional
Curso: Engenharia Mecânica - Física Experimental II
Colisões Bidimensionais
Objetivos
Analisar e classificar um choque mecânico bidimensional.
Resumo
A teoria do momento linear nos afirma que a quantidade de movimento antes no sistema é igual à quantidade de movimento depois do sistema, portando permanece inalterada.
Temos vários tipos de colisões desde envolvendo automóveis, nos jogos de futebol, bolinha de gude entre outro, a principal características das colisões são a conservação do momento linear, ou seja, o momento linear inicial é igual ao final, nesta experiência comprovaremos a teoria da conservação do momento linear.
1 Introdução
1.1 Objetivo
O principal objetivo desta pesquisa é analisar as colisões bidimensionais entre duas esferas, uma partindo com velocidade horizontal, colidindo sobre a outra que está em repouso. Serão analisados os choques entre esferas de mesma massa, bem como de massas diferentes.
1.2 Fundamentação Teorica
Quando dois corpos se chocam, as forças externas que atuam sobre os corpos normalmente são muito pequenas. Desta forma, podemos tratar os dois corpos como um sistema isolado durante a colisão entre eles, o que nos permite afirmar que as únicas forças significativas são as forças internas de interação. Nas colisões, podemos considerar que a quantidade de movimento dos corpos se conserva, ou seja, a quantidade de movimento no instante antes da colisão é igual a quantidade de movimento no instante após a colisão. Vale lembrar que o tempo durante a colisão é tão curto que pode ser desprezado, bem como o deslocamento dos corpos durante a colisão.
Vamos tratar de uma colisão bidimensional, portanto após a colisão os corpos serão lançados em direções diferentes.
2 Desenvolvimento da experiência
2.1 Explicação
A colisão será realizada através de um lançamento de uma rampa, abandonando a