Colinha na Web
ra a realização desta atividade laboratorial foram necessários conhecimentos sobre o sistema imunitário bem como dos diferentes tipos de leucócitos.
Os seres vivos possuem mecanismos internos de defesa, que constituem o sistema imunitário, protegendo-os de doenças causadas por agentes patogénicos, conferindo imunidade.
O sistema imunitário é um conjunto de órgãos, tecidos e células capaz de reconhecer os elementos próprios (toxinas por ele produzidas) e estranhos ao organismo (agentes patogénicos) e de desenvolver mecanismos que o protegem permitindo assim o seu bom funcionamento.
As respostas imunitárias podem constituir uma defesa não específica, uma vez que promovem uma proteção geral contra os agentes patogénicos destruindo a maioria deles, ou uma defesa específica, que combate especificamente cada agente patogénico, é direcionada para um tipo particular de substância ou agente patogénico que tenha conseguido entrar no organismo.
As defesas não específicas protegem o organismo de grande parte dos agentes patogénicos e incluem as barreiras superficiais, as barreiras químicas e celulares, a fagocitose, a resposta inflamatória e as proteínas com ação antimicrobiana.
As barreiras superficiais, químicas e celulares constituem a primeira linha de defesa do organismo: a pele impossibilita a entrada dos agentes patogénicos quando intacta, o muco produzido pelas mucosas do sistema visual, respiratório, digestivo, excretor e reprodutor, as lágrimas e a saliva que funcionam também como barreira á entrada dos invasores, entre outros.
A fagocitose é usada quando os agentes patogénicos conseguem ultrapassar as barreiras superficiais, químicas e celulares, consiste na