Coletor solar
O coletor solar é uma placa de vidro que tem em seu interior aletas com alta absorção da radiação solar. Essas aletas transferem o calor para os tubos de cobre que estão em contato com as mesmas.
A água vem da caixa d’água e vai para os tubos de cobre que ficam abaixo das placas dos coletores solares. É nesse momento que a água é aquecida. A partir daí a água quente sobe naturalmente para o reservatório através do sistema de termofissão. A termofissão é um mecanismo natural que explica a corrente natural dos fluidos em que as partes quentes sobem por se tornarem menos densas. Isso é demonstrado abaixo no esquema da figura 3, em que podemos perceber que a água fria (em azul) fica na parte inferior e a água quente(em vermelho) fica na parte superior do sistema
Figura 3: Princípio da Termofissão
Fonte: Wikipédia
2.5 O reservatório térmico
O reservatório é simplesmente uma caixa d’água para armazenar a água aquecida pelos coletores solares. Ela é feita de polipropileno e revestida com material isolante térmico. Naturalmente que mesmo com esse sistema a água no reservatório vai perdendo calor quando os coletores solares não recebem a radiação solar (em dias nublados, por exemplo). Mas é aí que entra em ação o sistema auxiliar de aquecimento.
2.6 O sistema auxiliar de aquecimento
Em dias nublados ou quando o uso de água quente supera o dimensionado inicialmente, esse sistema, que pode ser elétrico ou a gás, é acionado para garantir o fornecimento. Como o reservatório de água quente é dimensionado conforme a previsão de consumo e no Brasil temos poucos dias completamente nublados, poucas vezes esse sistema é acionado.
2.7 A energia solar e o meio ambiente
Na tabela 1 abaixo podemos ver algumas equivalências do uso de outras energias em comparação com a instalação de 1 m² de coletor de energia solar, que é uma energia limpa que, como podemos observar, evita diversos danos ao meio ambiente
1 m² de coletor solar