coleta seletiva
Francisco Carlos Brito Alves
Sérgio Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Trabalho de Pós-Graduação
03/10/2014
Introdução
O programa implantado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Freitas visa reestruturar o serviço de coleta seletiva e tratamento do esgoto sanitário em toda área urbana. Analisando as alternativas, buscaram-se iniciar um processo de cata exercida por catadores autônomos, pelos logradouros públicos e em parceria com a comunidade, os responsáveis pela coleta de lixo convencional e não convencional, resultando em materiais recicláveis. O poder iniciou a construção de um galpão para apoio aos catadores e o aterro sanitário para destinar adequadamente o resíduo domestico, além de estudos para resíduos das unidades de saúde e, por fim, os resíduos da construção civil e do tratamento dos possíveis poluentes atmosféricos, oriundos destes resíduos.
ASPECTOS OEGANIZACIONAIS
Programa Municipal de Coleta de Lixo
Categoria do projeto – Investir na gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) e do tratamento dos esgotos sanitários.
INTRODUÇÃO
Minimização dos resíduos sólidos.
Tratamento de esgotos sanitários.
Tratamento dos poluentes atmosféricos.
Minimização dos Resíduos Sólidos
Diagnosticar e reordenar o modelo atual da limpeza urbana vigente; Elaborar as normas e regulamentos vigentes; Promover a capacitação dos profissionais envolvidos; Elaborar um banco de dados com informações sobre o desempenho do processo; Envolver a sociedade e os níveis de governo municipal; Promover a organização dos catadores; Buscar o desenvolvimento e implantar um comitê de monitoramento do programa. A coleta seletiva consiste em separar o resíduo seco (reciclável) do resíduo orgânico. Com esta separação diversos materiais podem ser reutilizados através do processo de reciclagem,