Coleta seletiva
A T.D.O. nasceu por três razões distintas: A primeira refere-se aos problemas burocráticos nas organizações. Para superar suas limitações, quanto dificuldades administrativas, eficiência e lucratividade, empresas com pouco dinamismo, concluíram que tinham necessidade de mudar, mudar para crescer e vencer.
Segunda razão foi o conhecimento sistêmico da organização. A partir de uma percepção ampla da organização, o dirigente verificou que o sistema interno precisava adequar-se a realidade do ecossistema: novamente a análise sugeria mudanças.
A terceira diz respeito a tecnologia administrativa que encoraja a mudança.
Surgiu em 1962, não com um único autor, mas com um complexo conjunto de idéias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de propiciar o crescimento e o desenvolvimento segundo suas potencialidades. Ou seja, enfoque em mudanças.
O Desenvolvimento Organizacional:
• O D.O. parte de conceitos dinâmicos, como: Um novo conceito de organização; Conceito de cultura organizacional; Conceito de mudança; Conceito de desenvolvimento; Fases da organização;
• Mudanças: O ambiente que envolve as organizações é extremamente dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência;
• Organização: é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente; Cultura Organizacional: Repousa sobre o sistema de crenças e valores, tradições e hábitos.
• O D.O. é necessário que a organização concorra e lute pela sobrevivência em condições de mudanças. Mudança organizacional significa a absorção de uma nova idéia ou de um novo comportamento por uma organização.
Características
• Focalização sobre toda a organização: envolve a organização como um todo para que a mudança possa ocorrer efetivamente;
• Orientação sistemica: o D.O. está voltado para as interações entre as várias partes da organização que se influenciam