colesterol
Sorocaba/SP
2013
1.Por que o colesterol é considerado um esteroide?
O colesterol é considerado um esteroide porque não possui ácidos graxos em sua estrutura, é derivado do anel orgânico ciclopentanoperidrofenantreno. O colesterol é o esteroide mais abundante nos animais, é classificado como esterol por causa do seu grupo OH na posição C3.
2.Cite 4 funções exercidas pelo colesterol.
Como função exercida pelo colesterol temos como exemplo fazer parte da estrutura das membranas biológicas, ser precursor metabólico dos hormônios esteroides e dos hormônios sexuais e principal precursor da vitamina D.
3.Quais as fontes exógenas de colesterol?
As principais fontes exógenas de colesterol são os alimentos de origem animal como por exemplo os ovos, as carnes e as vísceras.
4.Qual o substrato para a síntese do colesterol e de onde é originado?
O colesterol tem como substrato o acetil CoA através da cascata da HMG-CoA redutase em diversas células e tecidos. A acetil-CoA é resultado da oxidação total do piruvato. A formação do Acetil CoA é catalisado pelo sistema chamado complexo piruvato desidrogenase. Complexo formato por 5 coenzimas - tiamina pirofosfato (TPP), coenzima A (CoA), nicotinamida adenina dinucleotídio (NAD+), flavina adenina dinucleotídio (FAD) e ácido lipóico) e 3 enzimas: piruvato desidrogenase, diidrolipoil transacetilase e diidrolipoil desidrogenase.
5. Qual o principal local de síntese do colesterol?
A maior parte da produção total de colesterol diário ocorre no fígado; outros locais de maior taxa de síntese incluem os intestinos, glândulas adrenais e órgãos reprodutivos.
Etapas principais da síntese do colesterol:
A acetil-CoA se converte em mevalonato: a ingestão de ácidos graxos saturados da cadeia longa produzhipercolesterolemia.
O mevalonato após reações sucessivas se transforma em lanosterol.
O lanosterol se converte em colesterol após 21 etapas adicionais. Esse