Cola para prova
Principais vantagens da amostragem: economia, tempo e operacionalidade.
Variância amostral: Desvio padrão amostral: Variância populacional: Desvio padrão populacional:
AMOSTRAGEM ALEATÓRIA SIMPLES
Uma das técnicas mais simples de amostragem, a amostragem aleatória simples requer o conhecimento de toda população, ou seja, é necessário ter a lista completa dos elementos da população. A seleção da amostra é feita por sorteio onde todos os elementos têm a mesma probabilidade de serem escolhidos. O procedimento dessa técnica é facilmente descrito da seguinte forma:
1. O primeiro passo é numerar todos os elementos da população (N elementos) e em seguida;
2. Efetuar sucessivos sorteios até completar o tamanho da amostra (n).
O sorteio pode ser facilmente feito através de urnas, números aleatórios ou por um software que gere números aleatórios.
AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA
Esta técnica é muito utilizada nos casos em que a população é ordenada naturalmente como produção em série de veículos, sapatos, aparelhos eletrônicos, enlatados, bebidas, listas telefônicas, fichas de cadastramento e até mesmo em criação de frangos onde há controle rigoroso de qualidade. Esta técnica pode ser facilmente executada pelos seguintes passos:
1. Determine o intervalo da amostragem: i = N/n.
2. Sorteie um número x entre 1 e i e forme a amostra em sequência: x, (x+i), (x+2i), ..., (x+(n-1)i)
AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA
Nesta técnica de amostragem, toda população é subdividida em grupos menores que são denominados estratos. Esses estratos podem ser por país, por estado, por cidade, por bairro, por sexo, por faixa etária, por nível de escolaridade, por renda, por quantidade populacional etc. Na amostragem estratificada há pequena variabilidade (grande