Col gio Dom Felipe
Yan Kida
OTELO
O Mouro de Veneza
São Paulo
2015
Indicação Bibliográfica
Autor: William Shakespeare
Editora:
Edição: Ridendo Castigat Mores
Número de páginas: 172
Capítulos: 5
Resumo da obra
Ato I
Toda a historia começa pois Iago quer ser Tenente, porem Otelo acaba promovendo
Cássio, ofendido, Iago procura por vingança e com Rodrigo eles vão ate a casa de
Brabâncio para contar que a filha dele, Desdémona vai ser casar com Otelo e ela fugiu com ele.
“IAGO - Com mil diabos, senhor, fostes roubados; por vergonha, ide vestir a toga; arrebentado tendes o coração; metade da alma já vos foi alienada. Agora mesmo, neste momento, um velho bode negro etá cobrindo vossa ovelha branca. Tocai o sino, para que despertem os cidadãos que roncam; do contrário, o diabo vos fará ficar avô. Despertai! E o que eu digo.”
Brabâncio recebe uma mensagem para ir ao senado, onde ele acaba encontrando o Otelo e o acusa de usar bruxaria para fazer com que Desdémona se apaixone por ele, porem Otelo fala que ele não usou nenhum tipo de bruxaria e Desdémona confirma. No final o Doge fala que Brabâncio bnão tem provas suficientes para provar que Otelo fez o uso de bruxaria. E com a intervenção de Desdémona o Brabâncio aceita o casamento.
“BRABÂNCIO - Uma jovem tão tímida, de espírito tão sossegado e calmo, que corava de seus próprios anseios! E a despeito da natureza, do país, da idade, do crédito, de tudo, apaixonar-se do que de olhar, tão-só, a apavorava! Só um juízo coxo e falho é que afirmara que desviar-se a saúde poderia das leis da natureza. E necessário que as infernais astúcias admitamos, quanto tal coisa ocorre. Por tudo isso, de novo afirmo que, com algum composto de influência sobre o sangue, ou beberagem enfeitiçada para tal efeito, ele sobre ela atuou”
Otelo e suas tropas vão para Chipre para combater o turco. Porem uma tempestade destroi os navios Turco.
Ato II
Otelo