Coerenecia
691 palavras
3 páginas
Um texto pode ser incoerente em ou para determinada situação se seu autor não consegue inferir um sentido (Slide)(Explicação) ou seja uma ideia através da articulação de suas frases e parágrafos e por meio de recursos linguísticos (pontuação, vocabulário, etc.).
(Slide) A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto.
A coerência de um texto inclui fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo, o conhecimento que esses têm da língua que usam e intertextualidade.
Pode-se concluir que texto coerente é aquele do qual é possível estabelecer sentido; é entendido como um princípio de interpretabilidade.
( Slide) Veja o exemplo: “As crianças estão morrendo de fome por causa da riqueza do país.”
“Adoro sanduíche porque engorda.”
( Explicação) As frases acima são contraditórias, não apresentam informações claras, portanto, são incoerentes.
(Slide) A construção textual deve ser a construção de um todo compreensível aos olhos do leitor.
(Explicação) A coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um sentido completo a ele.
Cada palavra tem seu sentido individual, quando elas se relacionam elas montam um outro sentido. O mesmo raciocínio vale para as frases, os parágrafos e até os textos. Cada um desses elementos tem um sentido individual e um tipo de relacionamento com os demais. Caso estas relações sejam feitas da maneira correta, obtemos uma mensagem, um conteúdo semântico compreensível.
O texto é escrito com uma intencionalidade, de modo que ele tem uma repercussão sobre o leitor, muitas vezes proposital.
(Slide) Em uma redação, para que a coerência ocorra, as idéias devem se completar. Uma deve ser a continuação da outra.
Caso não ocorra uma concatenação de idéias entre as frases, elas acabarão