coelhinho do cacimba a 4
Há também um sentido pejorativo de política, quando pessoas desencantadas, devido às denúncias de corrupção e violência, associam indevidamente política à “politicagem”, falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos. Afinal, de que trata a política?
É portanto necessário, para um príncipe que deseje conservar o poder, aprender a não ser bom e a usar disso, ou não usar, segundo a necessidade.
(Maquiavel)
A política é a arte de governar, de gerir o destino da cidade. Explicar em que consiste a política é outro problema, pois, se acompanharmos o movimento da história, veremos que essa definição toma nuanças as mais diferentes conforme a época, assim como variam as expectativas a respeito de como deve ser a ação do político.
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
Defendeu que o único fundamento legítimo para o poder político é o pacto social, pelo qual cada cidadão, como membro de um povo, concorda em submeter sua vontade particular à vontade geral — que deve ser a fonte de soberania do Estado.
Aristóteles (384-322 a.C.):
Afirmava que homem é um ser social. A organização social que corresponde à natureza humana é a de pólis (cidade-estado grega). O objetivo da vida social é-a realização do bem comum de seus organizadores (cidadãos).