COEFICIENTE DE MORTALIDADE GERAL, COEFICIENTE DE MORTALIDADE INFANTIL, PREVALÊNCIA E INCIDÊNCIA
703 palavras
3 páginas
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDECURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA: EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE AMBIENTAL
PROFESSORA:
COEFICIENTE DE MORTALIDADE GERAL, COEFICIENTE DE MORTALIDADE INFANTIL, PREVALÊNCIA E INCIDÊNCIA
2010
Coeficiente de Mortalidade Geral (CMG) e Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI):
Quando falamos em mortalidade, estamos pensando nos indivíduos de um determinado território (país, estado, município, distrito municipal, bairro) que morreram num dado intervalo do tempo, neste território. Em epidemiologia é calculado a taxa ou coeficiente de mortalidade que vai indicar o risco ou probabilidade que qualquer pessoa na população apresenta de poder vir a morrer em decorrência de uma doença. Esse coeficiente de mortalidade se subdivide em Coeficiente de Mortalidade Geral e Coeficiente de Mortalidade Infantil. O coeficiente de mortalidade geral estima o risco de morrer por todas as causas, a que está sujeita uma pessoa de uma determinada área, num determinado ano. Seu valor é afetado pela composição etária da população, populações “velhas” (países desenvolvidos) apresentam maior coeficiente de mortalidade geral que aquele verificado em populações jovens. Também existe o coeficiente de mortalidade infantil que mede o risco de morte para crianças menores de um ano num dado local e período.
Coeficiente de Mortalidade Geral (CMG): mede o risco de morte por todas as causas em uma população de um dado local e período.
CMG = n.º de óbitos em dado local e período x 103 população do mesmo local e período
Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI): mede o risco de morte para crianças menores de um ano de um dado local e período.
CMI = n.º de óbitos em menores de 1 ano em dado local e período x 103 n.º de nascidos vivos no mesmo local e período
Para facilitar e permitir a comparação entre as taxas calculadas para diferentes locais ou para o