Codutometria

2169 palavras 9 páginas
Um dos objetivos do tratamento endodôntico consiste na instrumentação, limpeza e desinfecção do canal radicular. Para isto, faz-se necessário saber o comprimento do dente. A determinação do comprimento do dente possui varias denominações, variando de acordo com a fonte ou o autor, que são: odontometria, condutometria ou endodontometria.

A correta odontometria é muito importante, pois faz-se necessário diminuir ao máximo possível os traumas operatórios, promovendo assim, o respeito ao tecidos periapicais, que constitui um dos ítens que compõem os princípios básicos do tratamento endodôntico.

O fracasso em determinar precisamente o comprimento do dente pode provocar perfurações apicais, sobre instrumentação e sobre obturação, com incidência de dor pós-operatória. O oposto também pode ocorrer, levando a instrumentação e obturação deficientes, incompletas, causando insucesso no tratamento endodôntico.

O tratamento endodôntico será bem realizado se todas as fases que o compõe forem corretamente realizadas, não havendo priorização de algumas delas sobre outras. Os erros , quando não corrigidos antes de passar para nova etapa, acarretam o insucesso do tratamento endodôntico, pois levará às suas somatórias.

Desde o início de século, os endodontista estão em busca de métodos para determinar o comprimento de trabalho que sejam fáceis, rápidos e precisos.

Vários métodos foram propostos para esse fim, tais como: resposta do paciente à dor provocada pela ultrapassagem de um instrumento pelo forame apical, Crane (1921); aplicação do teorema de Talles, Bregman (1950); sistemas geométricas, Best et al (1962); e sistemas eletrônicos Sunada (1962), Stoianov (1978) e Yamaoka et al(1989).

Bregman (1950) recomendava a colocação de uma lima no interior do canal radicular para, em seguida, tomar uma radiografia. De posse dessa radiografia, determinava-se o comprimento aparente do dente e do instrumento. Com esses dados e conhecendo-se de antemão o comprimento real do

Relacionados