Codigos PHP
Um array pode ser criado com o construtor de linguagem array(). Ele pega um certo número de pares separados por vírgula chave => valor .
array( chave => valor , ... )
// chave pode ser tanto string ou um integer
// valor pode ser qualquer coisa
A chave pode ser tanto um integer ou uma string. Se a chave é uma representação padrão de um integer, ele será interpretado assim (por exemplo, "8" será interpretado como 8, enquanto "08" será interpretado como "08"). Flotas em key são truncados para integer. Não há diferença entre arrais indexados e associativos em PHP, apenas um tipo de array, que pode ter índices inteiros ou string.
O valor pode ser qualquer tipo PHP:
Se omitir a chave quando fornece um novo item, o maior índice inteiro é obtido, e a nova chave será esse máximo + 1. Se você especificar uma chave que já possui um valor assimilada a ela, então o valor é sobrescrito.
Aviso
A partir do PHP 4.3.0, o comportamento da geração de índice descrito acima foi modificado. Agora, se você aumentar um array em que o maior índice atual for negativo, então a próxima chave criada será zero (0). Antes, o novo índice seria o maior índice existente mais 1, do mesmo jeito que os índices positivos.
Utilizar TRUE como chave será interpretado como o integer 1 na chave. Utilizando FALSE como chave será avaliado como o integer 0. Usar NULL como chave é interpretado como uma string vazia. Usar uma string vazia como chave irá criar (ou sobrescerver) uma chave com uma string vazia e seu valor, e isto não é o mesmo que usar colchetes vazios.
Você não pode usar arrays ou objetos como chaves. Fazendo isso resultará em um alerta: Illegal offset type.
Criando/modificando com a sintaxe de colchetes ¶
Você pode também modificar um array existente explicitamente assimilando valores nele.
Isto é feito apenas assimilando valores para o array enquanto especificando a chave em colchetes. Você pode omitir a chave,