codigo de etica proficional de contabilidade
Devido à conjuntura econômico-social atual o trabalho do profissional contábil é exige grandes responsabilidades e é fundamental para a sobrevivência das empresas Atua basicamente como prestador de serviços e deve desenvolver sua habilidade de comunicação, transferir e receber informações através de um raciocínio lógico para a solução e identificação de problemas, onde e para que haja a cooperatividade e companheirismo no trabalho deve saber relacionar-se com as pessoas dentro e fora do seu ambiente profissional.
É evidente a necessidade de que esse profissional, possua um perfil formado por uma base solida de conhecimentos técnicos e teóricos, além de imprescindíveis valores éticos tais como responsabilidade, honestidade e respeito por todos aqueles que se utilizam de seus trabalhos, atuando de forma transparente e confiável, correspondendo às normas, princípios e valores que regem a sua profissão.
Um marco importante no estudo e no debate do tema Código de Ética Profissional de Contabilidade no Brasil foi o V Congresso Brasileiro de Contabilidade realizado na cidade de Belo Horizonte - MG, ocasião em que surgiu a primeira codificação de normas a orientar a conduta ética dos Contadores e Técnicos em Contabilidade brasileiros. Atendendo determinação expressa no art. 10 do Decreto-Lei nº 1.040-69 no ano de 1970, o Conselho Federal de Contabilidade aprova conforme a Resolução nº 290, o Código de Ética Profissional do Contabilista, o qual orientaria a conduta desses profissionais por vinte e seis anos, sendo editado em 1996, pelo CFC, o qual através da Resolução nº 803, aprovando o Código de Ética vigente, documento esse que tem por finalidade orientar a conduta dos profissionais da Contabilidade no exercício de suas atividades. Esse documento representa o alcance de uma meta que se tornou marcante no campo do exercício profissional e tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os