Coco Chanel
Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883. Apesar disso, ela mentia a idade: dizia que havia nascido 10 anos depois, em 1893.
O apelido de Chanel, "Coco", significa "queridinha". Ela começou a ser chamada assim na época em que era cantora de cafés, entre os anos de 1905 e 1908. A palavra era o refrão de uma das músicas que Chanel cantava.
Sua primeira experiência no mundo da moda foi como proprietária de uma loja de chapéus em Paris, França. O dinheiro para abrir o negócio veio do empresário inglês Bob Capel, com quem Chanel manteve um romance. A primeira loja com o nome de Chanel ficava na rua Cambon, em Paris, França. O endereço é próximo ao hotel Ritz, onde Chanel viveu durante muitos anos. Após sua morte, uma das suítes do Ritz foi rebatizada com seu nome, como homenagem póstuma.
A estilista namorou Hans Gunther Von Dincklage, um assessor dos nazistas na França que era 13 anos mais jovenm que ela.
Historiadores apontam Chanel como colaboradora do regime nazista na França. Isso a obrigou a se exilar na Suíça, após o final da Segunda Guerra. Alguns autores inclusive veem semelhanças entre o logo da marca Chanel (dois Cs entrelaçados), o símbolo da SS, polícia nazista, e a suástica.
Chanel causou alvoroço nos anos 20 ao criar trajes mais confortáveis para as mulheres, que ainda vestiam peças do século XIX. A partir de então, as roupas femininas ficaram mais parecidas com as masculinas.
Seu famoso perfume Chanel nº 5 é o mais vendido do mundo. Ele foi lançado em 1922. Nunca houve os números 1, 2, 3 e 4: o número 5 era o número da sorte de Chanel, por isso a escolha.
Karl Langerfeld, estilista alemão, é o diretor de criação da grife Chanel desde 1983. Ele desenha tanto os modelos de alta costura quanto os de uso