Coaching Education- PSC
1.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
O que é coaching?
Existem inúmeras definições sobre coaching e todas, sem exceção, têm em comum o conceito de coaching como um processo estruturado de aprendizagem, auxiliado por técnicas e ferramentas, com o objetivo de buscar expansão de performance e esvaziamento de bloqueios que impedem o individuo em seu caminho de autorealização seja profissional ou pessoal.
Coaching é um processo conduzido por um profissional (coach), na busca de realização de metas de curto, médio e longo prazo, capacitando o cliente (coachee) em identificar suas competências e superar suas limitações.
O método geralmente se inicia pela definição de objetivos visados pelo coachee, que podem ser de origem pessoal ou profissional focando o aumento de performance, adaptação à mudanças, aumento de poder pessoal ou alcance de excelência.
Através de técnicas de motivação, o coachee é orientado e auxiliado a organizar pensamentos e ideias, convertendo-os em uma meta desafiante e um plano de ações, que podem levar a concretizar antigos sonhos ou vencer novos desafios.
Como define O’Connor J. e Lages A., “o coaching é um meio de se chegar a um fim, destinado a ajudar pessoas a viver felizes e realizadas, alcançar seu potencial e desenvolver-se em toda a sua plenitude”.
Para Whitmore, J. “O coaching tem por finalidade liberar o potencial de uma pessoa com o intuito de maximizar seu desempenho. Consiste em ajudar as pessoas a aprender, em vez de ensiná-las”.
Gallwey T., considera o coaching como uma arte que deve ser aprendida pela experiência. Segundo ele, não é um solucionador de problemas e sim um facilitador da aprendizagem, onde o coach é um ouvinte por excelência, e o coachee, por sua vez, o espião de seu processo de pensamento, dentro da experiência.
Marques J. R. define coaching com um processo baseado em diversas áreas do conhecimento como Administração, Psicologia, Filosofia, Antropologia, entre outras, cujo método proporciona uma