CO EIXO 3 A Roupa Como Resistencia
1º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda
2014
A ROUPA COMO RESISTÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DA
IDENTIDADE NEGRA ATRAVÉS DA MODA
Clothes as resistance: Construction of black identity through fashion
Almeida, Deyse Pinto de. Especialista, Universidade Federal de Juiz de Fora, deysepinto@hotmail.com1 Resumo
As relações estabelecidas entre os afro descendentes e a Moda ao longo do século XX no contexto norte-americano são abordadas neste trabalho. O objetivo é provar que a Moda foi um importante instrumento da construção da identidade desse grupo.
Palavras Chave: moda, identidade, afro-americanos.
Abstract
The relations between the descendants African and fashion throughout the twentieth century in the U.S. context are addressed in this work. The goal is to prove that fashion was an important instrument of identity construction that group.
Keywords: Fashion, identity, african americans.
Introdução
O presente artigo tem como objetivo apresentar a construção da identidade negra norte- americana através de elementos visuais, em especial a moda. Quando jornais e revistas se propõem a tratar de um estilo afro americano, geralmente o fazem valorizando apenas os aspectos étnicos, as cores e estampas que fariam menção ao continente abandonado pelo horror da escravidão. Este trabalho foi idealizado para ir além dessa visão reducionista, elegendo momentos cruciais em que a indumentária serviu de suporte para a afirmação dos negros nos Estados Unidos ao logo do século XX.
A identidade pode ser compreendida como um conjunto de valores e crenças compartilhados por um grupo de indivíduos. Peculiaridades que aproximam uma comunidade ao mesmo tempo em que as diferenciam de outra.
1
Formada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Pós- Graduada em História e Cultura Afro- Brasileira e Africana e Especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte, ambas pela Universidade Federal de Juiz de fora. Aluna do